Centenário Sorolla na Espanha


Agora é o melhor momento para desfrutar do “pintor da luz” na Espanha. Um amplo programa cultural comemora o primeiro centenário da morte de Joaquín Sorolla. Venha celebrar!

© Paseo a orillas del mar. Museo Sorolla

CELEBRANDO SOROLLA


Joaquín Sorolla y Bastida foi o pintor espanhol com maior projeção internacional do seu tempo. Seu nome figura entre os personagens essenciais da história da arte espanhola, pois é um dos grandes mestres da pintura espanhola do final do século XIX e início do século XX.Em 2023, os cem anos da morte do famoso artista valenciano são celebrado com um extenso programa de exposições e atividades culturais.
©

Autorretrato, Museo Sorolla

Agenda de exposições


Não perca as exposições realizadas na Espanha por ocasião do Centenário de Sorolla.

Espanha, sob a luz de Sorolla


A alegria, o calor e a luminosidade das pinturas de Joaquín Sorolla cativam o espectador desde o primeiro momento. É por isso que ele é conhecido como o “mestre da luz”. As paisagens de Espanha, suas praias, sua gente, sua vida cotidiana... foram a principal inspiração para o genial pintor valenciano.Quer conhecer os lugares e destinos espanhóis que marcaram a arte e a carreira de Sorolla? Você sabe onde pode ver suas obras na Espanha? Bem, não perca esta viagem pela Espanha de Sorolla que propomos a você.
©

Izquierda: El pequeño velero. Derecha: Comiendo uvas. Debajo: La bata rosa. Museo Sorolla

Museu Sorolla de Madri


O Museu Sorolla em Madri é uma das casas de artistas mais bem preservadas da Europa. Um espaço que permite entrar no mundo de Joaquín Sorolla de forma única, por meio de suas pinturas e objetos pessoais.Ocupa a casa que foi o lar da família e atelier do pintor desde 1911, mantendo quase intacta a decoração que teve durante a vida do autor. Seu acervo de pinturas, com mais de 1.200 obras, distribui-se pelas diferentes salas, convivendo com o mobiliário e as peças originais da época. O jardim da casa, desenhado pelo próprio Sorolla, é outra das suas joias artísticas, com seus três espaços de estilos e ambientes diferentes, inspirados nos jardins do Alcázar de Sevilha e do Generalife de Granada.